Slide # 1

De cara nova!

Saiba o que mudou em nosso blog, novas seções e links para facilitar a sua navegação! (Saiba mais clicando aqui!)

Slide # 2

Inscrições!

Não, elas ainda não começaram. Você não precisa correr para se inscrever. Pelo menos não agora! Confira mais informações! (Saiba mais clicando aqui)

Slide # 3

Já curtiu nossa página no Facebook?

Não? Corra já e curta nossa página! Espalhe, avise para os amigos e para a família! Ajude o nosso curso a crescer mais e mais! (Saiba mais clicando aqui)

Slide # 4

Nossa primeira grande turma!

Confira fotos das atividades finais da primeira turma do Curso de Introdução à Língua Japonesa! (Veja mais clicando aqui)

Slide # 5

O pessoal do Japonês na UFC precisa de sua ajuda!

Clique aqui e saiba como nos ajudar a manter o curso em funcionamento. (= (Saiba mais clicando aqui)

Olá!

Estamos aqui apenas para reforçar algumas questões relativas ao curso de Introdução à Língua Japonesa, tudo bem? Algumas dúvidas tem surgido com certa frequência e, por esse motivo, resolvemos revisar algumas coisas em um único post informativo.

1. "Esse curso de Japonês é uma Casa de Cultura da UFC? *-*"

Infelizmente, não. Gostamos de pensar que ele AINDA não é. Uma das coisas pelas quais estamos lutando é justamente a implantação de uma Casa de Cultura Japonesa na UFC. Como a implantação de um curso em qualquer instituição federal de ensino é muito burocrática e requer uma série de avaliações por parte do MEC, ainda não está em nosso alcance atingir tal feito. No entanto, como a nossa vontade de ensinar japonês é gigante, resolvemos, a princípio, montar um curso de extensão a título de experiência sob a orientação de nossa querida professora Diana Fortier, que abraçou o projeto com entusiamo e conseguiu a aprovação do mesmo pela Pró-Reitoria de Extensão. Esse foi o primeiro passo. O sucesso deste mini-curso define o que poderá ser feito daqui para frente, se será possível continuarmos com a ação de extensão e coisas do tipo. Portanto, quanto mais divulgação houver, melhor!

2. "Paga alguma coisa para participar do curso?"

Não mesmo. A ação de extensão que norteia o Curso de Introdução à Língua Japonesa é totalmente voluntária! Os professores que atualmente formam o corpo docente do nosso curso estão disponibilizando o tempo deles apenas em troca da experiência de estar em sala de aula. Todos eles são alunos de algum curso de graduçao na Universidade (atualmente, claro), e estão muito felizes por fazer parte desssa equipe.

3. "Como faço para me inscrever? Como é o processo seletivo? Tem que fazer teste de proficiência? São quantas vagas?"

No momento, não estamos com inscrições abertas para este curso. Atualmente possuímos duas turmas em andamento e que estão com previsão de encerramento do módulo introdutório até o mês de julho de 2013. Não houve processo seletivo: abrimos a página de inscrições durante 48 horas até que as vagas fossem preenchidas. Após isso, verificamos as desistências e deixamos uma lista de espera aberta no site para aqueles que não haviam conseguido realizar a inscrição. Não exigimos proficiência; afinal de contas, o curso é de introdução mesmo. Com a abertura de novos módulos, logo isso vai mudar e testes de nível poderão ser adotados para o preenchimento de vagas em turmas mais avançadas. Poderemos também adotar a partir de agora um processo seletivo, mas isso não é oficial, visto que apenas a UFC pode determinar isso. Para a próxima turma, divulgaremos com bastante antecedência as informações do processo seletivo e do período de inscrições. Tudo o que você tem a fazer no momento é ficar de olho em nossa página no facebook e no nosso blog oficial. Todas as informações importantes relativas a este curso serão comunicadas através dessas duas ferramentas.

4. "Como posso ajudar na melhoria do curso?"

Se você puder divulgar a nossa página no facebook, acredite: essa já é uma ajuda e tanto! No momento estamos tentando trazer visibilidade para a proposta, e ter um número bacana de curtidas no facebook é sempre útil na hora de mostrar relatórios para a Pró-Reitoria de Extensão da UFC. A palavra-chave agora é divulgação. Divulguem a ideia, falem bem e torçam bastante para que o projeto possa crescer e beneficiar mais estudantes. 

Por hora, isso é tudo! Se você tiver dúvidas, envie um email para japonesufc@gmail.com e aguarde um retorno.